Iniciativa natureza para todos: o acesso universal às áreas protegidas portuguesas

  • Ricardo Espírito Santo Universidade Lusíada de Lisboa
Palavras-chave: Natureza para todos, acesso universal, áreas protegidas, percursos

Resumo

Os Parques e as Reservas Naturais incluem nos seus territórios protegidos algumas das melhores paisagens portuguesas, promovendo oportunidades para contactar de perto com a natureza. É por este motivo que o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade possui estruturas de visitação em todas as Áreas Protegidas. Estas, no entanto, não estão dimensionadas para acolher a diversidade da população, com as suas variadas capacidades e constrangimentos.
Fomentar o acesso aos espaços naturais e às actividades de lazer e Turismo de Natureza constitui, por si mesmo, uma forma de melhorar a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de todos os cidadãos.
A iniciativa Natureza para Todos tem por principal propósito orientar o processo de desenvolvimento dos Acessos Universais ao espaço natural e dinamizar o usufruto da Natureza, abrindo-a a novos públicos que dela estejam arredados.
Do conjunto de princípios orientadores desta iniciativa, destacam-se a busca e promoção da transversalidade, o incentivo à multiplicação das medidas noutros espaços e por outras entidades, a utilização e melhoria da capacidade instalada, a realização de parcerias públicas e público-privadas, procurando uma orientação para obtenção de resultados na perspectiva de mercado, na aplicação do normativo e promoção da coesão europeia e na criação de valor através da inovação.
A captação de parceiros e mecenas é o elemento chave para a velocidade e qualidade de implementação da iniciativa, bem como para a sua operacionalidade em termos de manutenção futura das estruturas.

Publicado
2009-01-01
Como Citar
Santo, R. E. (2009). Iniciativa natureza para todos: o acesso universal às áreas protegidas portuguesas. Revista Turismo & Desenvolvimento, (11), 81-94. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i11.13493
Secção
Artigos