Fabricação de imagens-destino: o impacto dos estereótipos ao nível do turismo
Resumo
As imagens de lugares, cidades e nações são fortemente influenciadas pelos retratos promovidos pelos meios de divulgação e comercialização de imagens mediáticas utilizados directa ou indirectamente para propósitos de promoção e propaganda político-económica, em que se inclui a fabricação do destino turístico. Indo ao encontro da ideia de que a cognição humana se baseia na percepção inferencial pelo estabelecimento de categorias, as estratégias de comercialização exploram realidades parciais em imagens comprimidas, fabricando significantes estereotipados que direccionam as percepções e controlam comportamentos.
Este artigo pretende reflectir sobre a estreita relação entre a fabricação de percepções à escala internacional pelos mass media e o seu impacto ao nível do turismo e da construção e marketing de imagens de destino. Os dois estudos de caso apresentados, referem-se a destinos no Sul da Ásia: as Ilhas Maldivas e a cidade de Kolkata (Calcutá), na Índia, representados pelos meios de comunicação massificada com imagens “fechadas” de opostos. Ainda que a sua imagem se deva também a qualidades intrínsecas, entendo ser a sua representação mediática a principal determinante para o seu posicionamento internacional ao nível da competição de recursos e implementação de estratégias de desenvolvimento ao nível do turismo.