Pedestrianismo, percursos pedestres e turismo de passeio pedestre em Portugal

  • Zília Tovar Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Palavras-chave: Pedestrianismo, Percursos Pedestres, Turismo de Passeio Pedestre

Resumo

O presente artigo explora o tema do pedestrianismo, percursos pedestres e turismo de passeio pedestre em Portugal, avaliando a sua dimensão e expressão territorial, através da análise das atividades de pedestrianismo promovidas, dos percursos existentes e dos programas de turismo de passeio pedestre disponíveis no mercado. São identificadas as áreas de maior desenvolvimento atual e potencial do turismo de passeio pedestre e os fatores que potenciam o valor acrescentado deste tipo de turismo.
A exposição do tema suporta-se nos três objetos de análise, pela seguinte ordem: o pedestrianismo, os percursos pedestres e o turismo de passeio pedestre. O primeiro aborda a temática do pedestrianismo e apresenta a análise da sua expressão territorial, em Portugal, com base na oferta das atividades promovidas. O segundo caracteriza e quantifica a realidade dos percursos pedestres homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, bem como apresenta a distribuição territorial das atividades de pedestrianismo e dos percursos pedestres e analisa a relação existente entre atividades e percursos e entre atividades, percursos e território. Na terceira parte identificam-se os operadores de turismo de passeio pedestre em Portugal, caraterizando-os de acordo com a sua origem e os destinos turísticos em que operam, e analisam-se os programas de turismo de passeio pedestre no nosso país, enfatizando a natureza dos destinos. No final, as conclusões evidenciam os fatores potenciadores do desenvolvimento de um destino de turismo de passeio pedestre.

 

Publicado
2011-01-01
Como Citar
Tovar, Z. (2011). Pedestrianismo, percursos pedestres e turismo de passeio pedestre em Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, (16), 145-159. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13397
Secção
Artigos