A importância do marketing para o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre

  • Ricardo Correia Instituto Politécnico de Bragança
  • Carlos Brito Universidade do Porto
Palavras-chave: Desenvolvimento Turístico, Marketing, Sustentabilidade, Montalegre

Resumo

Este artigo analisa o caso de Montalegre, um concelho que soube criar marcas com autenticidade e especializar-se na sua divulgação, o que lhe tem permitido levar a cabo diversos certames geradores de uma procura turística diversificada ao longo de todo o ano. A Feira de Fumeiro, que se afirma como uma das mais dinâmicas do país, o fenómeno das Sextas-feiras Treze, que consegue gerar uma grande procura turística na região, o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, que celebra já a sua vigésima sétima edição, ou o Ecomuseu de Barroso, que funciona como agente dinamizador da região, são alguns dos eventos abordados neste artigo. Com base na sua análise, o artigo consubstancia um conjunto de contributos que podem ser úteis para muitos municípios rurais que continuam ainda a subaproveitar o potencial de riqueza que têm a seu dispor. 

 

Publicado
2011-01-01
Como Citar
Correia, R., & Brito, C. (2011). A importância do marketing para o desenvolvimento turístico: o caso de Montalegre. Revista Turismo & Desenvolvimento, (16), 127-143. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13395
Secção
Artigos