Medição da imagem de marca de Portugal enquanto destino turístico: uma aproximação metodológica mista no contexto do marketing

  • Sérgio Dominique Ferreira Lopes Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (ESG-IPCA)
  • Jesús Varela Mallou Universidade de Santiago de Compostela
  • Antonio Rial Boubeta Universidade de Santiago de Compostela
  • Sancha Catarina Frazão Maia ACES - Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Feira/Arouca
Palavras-chave: Marketing Turístico, Gestão Turística, Imagem de Destinos Turísticos, Metodologias Mistas, Inovação em Investigação Turística

Resumo

Nas últimas décadas, o turismo converteu-se num dos mais importantes motores da economia de vários países à escala mundial, nomeadamente, no caso de Portugal e Espanha. O seu peso no PIB e na criação de emprego confirmam-no como um vetor económico preponderante no desenvolvimento sustentável de Portugal.
Em consequência, pautar-se por um enfoque de Marketing Turístico surge como um paradigma partilhado por alguns dos líderes turísticos mundiais, como os EUA, França ou Espanha. Por conseguinte, a imagem de marca de um destino turístico representa um dos mais relevantes ativos na gestão turística.
Com este artigo pretende-se ilustrar as vantagens associadas à aplicação de uma metodologia mista na análise da imagem de marca de um destino turístico. Os resultados obtidos indicam que Portugal se distingue dos demais destinos pela Gastronomia única, Preços acessíveis e Caráter aberto do seu povo. Em definitivo, os resultados permitem aos responsáveis pela gestão turística de Portugal conhecer as perceções específicas que os turistas espanhóis têm de Portugal.

 

Publicado
2011-01-01
Como Citar
Lopes, S. D. F., Varela Mallou, J., Rial Boubeta, A., & Maia, S. C. F. (2011). Medição da imagem de marca de Portugal enquanto destino turístico: uma aproximação metodológica mista no contexto do marketing. Revista Turismo & Desenvolvimento, (16), 115-126. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13375
Secção
Artigos