Estratégia de desenvolvimento turístico da Serra da Estrela

  • Manuel António Brites Salgado Instituto Politécnico da Guarda
  • Maria Lúcia Leitão Escola Secundária de Seia
Palavras-chave: Sustentabilidade, Produtos Turísticos, Desenvolvimento Turístico

Resumo

Os produtos turísticos são relativamente diversificados em Portugal e potenciadores de estratégias de desenvolvimento sustentável a nível regional. Neste âmbito, revela-se a necessidade de implementar uma inventariação rigorosa dos recursos endógenos com vista ao seu conhecimento. No seguimento desse estudo, é importante a definição dos recursos turísticos que podem determinar a vocação e a imagem turística de cada região e, assim, promover o desenvolvimento de novos produtos turísticos de excelência, funcionando como verdadeiros dinamizadores das políticas e das estratégias sectoriais do turismo, sobretudo projetando essa dinâmica a nível regional. Neste preciso âmbito pretende-se refletir sobre o potencial de diversos produtos turísticos emergentes no Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela, com vista a atingir a desejada estratégia de desenvolvimento sustentável da Região da Serra da Estrela e respetiva imagem de excelência.

 

Publicado
2011-01-01
Como Citar
Salgado, M. A. B., & Leitão, M. L. (2011). Estratégia de desenvolvimento turístico da Serra da Estrela. Revista Turismo & Desenvolvimento, (16), 97-113. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13373
Secção
Artigos