Information technology and the level of development of e-commerce in golf: a comparative analysis of the golf course Web pages of the Algarve, Andalusia and Florida

  • Joana Afonso Dias INUAF - Instituto Superior Dom Afonso III
  • Francisco José Martínez López Universidade de Huelva
Palavras-chave: Internet, Golfe, E-commerce, Turismo

Resumo

Esta investigação tem como objetivo apresentar os resultados provenientes de uma pesquisa que, utilizando como referencial teórico a literatura sobre tecnologias de informação, comunicação e turismo, procurou avaliar a forma como três destinos turísticos de golfe – Algarve, Andaluzia e Florida – se posicionam através das suas páginas Web. Com base numa metodologia apresentada pela Organização Mundial do Turismo (1999, 2001) foram identificadas e analisadas as características principais de cada destino e, posteriormente, foram apresentadas recomendações e um conjunto de boas práticas (técnicas, design, conteúdos entre outros) para melhor desempenho na estratégia on-line.
Os resultados da pesquisa indiciam três aspetos fundamentais: (i) as páginas Web dos campos de golfe analisados estão ainda globalmente pouco exploradas; (ii) o retorno da utilização deste canal eletrónico está apenas a dar os primeiros passos; (iii) os clientes, fornecedores, assim como os parceiros desta recente indústria podem ser mais ativos. Diante destas conclusões, percebeu-se que a oportunidade de desenvolvimento nesta área e, de forma mais abrangente, em tecnologias de informação, é fundamental para a competitividade do golfe.

 

Publicado
2011-01-01
Como Citar
Dias, J. A., & López, F. J. M. (2011). Information technology and the level of development of e-commerce in golf: a comparative analysis of the golf course Web pages of the Algarve, Andalusia and Florida. Revista Turismo & Desenvolvimento, (16), 73-84. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13369
Secção
Artigos