Information technology and the level of development of e-commerce in golf: a comparative analysis of the golf course Web pages of the Algarve, Andalusia and Florida
Resumo
Esta investigação tem como objetivo apresentar os resultados provenientes de uma pesquisa que, utilizando como referencial teórico a literatura sobre tecnologias de informação, comunicação e turismo, procurou avaliar a forma como três destinos turísticos de golfe – Algarve, Andaluzia e Florida – se posicionam através das suas páginas Web. Com base numa metodologia apresentada pela Organização Mundial do Turismo (1999, 2001) foram identificadas e analisadas as características principais de cada destino e, posteriormente, foram apresentadas recomendações e um conjunto de boas práticas (técnicas, design, conteúdos entre outros) para melhor desempenho na estratégia on-line.
Os resultados da pesquisa indiciam três aspetos fundamentais: (i) as páginas Web dos campos de golfe analisados estão ainda globalmente pouco exploradas; (ii) o retorno da utilização deste canal eletrónico está apenas a dar os primeiros passos; (iii) os clientes, fornecedores, assim como os parceiros desta recente indústria podem ser mais ativos. Diante destas conclusões, percebeu-se que a oportunidade de desenvolvimento nesta área e, de forma mais abrangente, em tecnologias de informação, é fundamental para a competitividade do golfe.