Reflexões sócio-antropológicas sobre o turismo

  • Francisco Martins Ramos Universidade de Évora
  • Maria Noémi Marujo Universidade de Évora
Palavras-chave: Cultura, Turismo Cultural, Sociologia, Antropologia

Resumo

Os autores abordam a temática do turismo numa perspetiva sociocultural, visando a sustentabilidade de práticas tradicionais articuladas com o processo dinâmico da inovação e da mudança. O Turismo mediatiza o processo sócio-antropológico da hospitalidade, da anulação etnocêntrica, do relativismo cultural, da afirmação plena do Homem, simultaneamente singular e igual aos outros homens. Os autores argumentam ainda que a Antropologia e a Sociologia são disciplinas que se encontram numa posição privilegiada para estudar o Turismo como fenómeno cultural, sem, todavia, elas possuírem o exclusivo das abordagens científicas ao objeto turístico.

 

Publicado
2011-01-01
Como Citar
Ramos, F. M., & Marujo, M. N. (2011). Reflexões sócio-antropológicas sobre o turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (16), 25-33. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13359
Secção
Artigos