Uma proposta metodológica de identificação e localização de clusters: aplicação empírica ao sector do turismo
Resumo
O setor do turismo, sendo de extrema importância para a economia mundial, constitui igualmente, um motor de crescimento económico. Os clusters e a sua aplicação têm sido alvo de várias abordagens no estudo teórico e prático do desenvolvimento económico regional, durante a última década, em todo o mundo. A concentração geográfica deste tipo de atividades ocasiona, muitas vezes, um uso excessivo do termo cluster para designar essas mesmas concentrações regionais. Muitos têm sido os estudos de identificação de clusters em diversos contextos, porém baseados, fundamentalmente, em análises qualitativas e/ou quantitativas que tendem a negligenciar aspetos metodológicos fundamentais inerentes à identificação e operacionalização de clusters. O objetivo desta investigação visa contribuir para a redução dessa lacuna metodológica da investigação empírica, mediante a proposta e aplicação de uma metodologia quantitativa capaz de evidenciar, empiricamente e de forma robusta, a identificação e localização de clusters na indústria do turismo em Portugal. Com base na metodologia adotada foram identificados 555 clusters distribuídos por 10 atividades relacionados com o alojamento, a restauração e a animação.