Um estudo à adequabilidade das brochuras direccionadas para os trilhos pedestres: o caso Genuineland, Alentejo, Portugal

  • Aurea Rodrigues Instituto Superior Politécnico Gaya
  • Miguel Ângelo Valério Instituto Superior Politécnico Gaya
  • Apolónia Rodrigues Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Trilhos pedestres, Leiturabilidade, Turismo rural

Resumo

Actualmente, verifica-se uma crescente procura das áreas naturais para a prática de actividades de turismo, lazer e recreio em que o pedestrianismo é uma das mais usuais. O pedestrianismo insere-se nas novas tendências do turismo que vão desde o ecoturismo, o turismo activo ao wellness entre outros, permitindo a captação de vários segmentos e nichos de mercado ou a fixação desses turistas por mais tempo numa área de destino. As actividades potenciadas pelo trilho pedestre podem assim também trazer benefícios económicos para as populações locais e fomentar a preservação do meio natural e cultural, indo desta forma de encontro aos princípios de sustentabilidade. O trilho pedestre proporciona oportunidades para os visitantes conhecerem a região no seu todo, as brochuras turísticas e a sinalética permitem que os turistas percorram os trilhos sozinhos sem o apoio de um guia de turismo (Roberts e Hall, 2001). Num estudo efectuado ao pedestrianista nacional (Rodrigues, 2004) verificou-se que estes dão muita importância à existência de informação sobre os trilhos pedestres: para este mercado estes folhetos são bastante relevantes. Neste mesmo estudo, avaliou-se o grau de leiturabilidade dos textos incluídos nas brochuras dos trilhos pedestres existentes dinamizados pela Rede Europeia de Turismo de Aldeia para as Unidades de Turismo em Espaço Rural aderentes na Região do Alentejo em Portugal. Esta análise tem como objectivo calcular os anos de escolaridade necessários para a compreensão plena dum documento escrito, sendo o cálculo realizado através de fórmulas que conjugam (entre outros aspectos) o tipo de palavras, o número de frases e parágrafos, ou seja, através duma análise que se baseia na dificuldade das palavras e das frases (Stephens, 2000). Apresentamos, neste artigo, os resultados deste estudo a nível da adequação das brochuras para o público nacional dos trilhos pedestres e fornecemos pistas estratégicas para uma maior adequação deste recurso ao mercado existente.

Publicado
2009-01-01
Como Citar
Rodrigues, A., Valério, M. Ângelo, & Rodrigues, A. (2009). Um estudo à adequabilidade das brochuras direccionadas para os trilhos pedestres: o caso Genuineland, Alentejo, Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, (12), 45-54. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i12.13319
Secção
Artigos