Sistemas e tecnologias de informação no sector turístico

  • Célia M. Q. Ramos Universidade do Algarve
  • Paulo M. M. Rodrigues Universidade Nova de Lisboa
  • Fernando Perna Universidade do Algarve
Palavras-chave: Internet, Sistemas de informação, Tecnologias de informação e comunicação, Turismo, Turismo electrónico

Resumo

O desenvolvimento tecnológico tem sido um dos principais motores para as transformações sentidas pelo sector económico relacionado com a actividade turística. No contexto das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), a Internet revolucionou a forma de actuação e de posicionamento dos intervenientes dentro do canal da distribuição turística. A distribuição turística viu surgir a obrigatoriedade de se aliar a sistemas que possibilitassem o tratamento, armazenamento, a gestão e a comunicação de informação turística como garantia de sobrevivência das organizações e aumento da competitividade dos destinos. O presente artigo pretende mostrar que os sistemas e as tecnologias de informação e de comunicação têm um papel essencial para as organizações turísticas. Para além da comunicação, a Internet permitiu o desenvolvimento de sistemas de informação, específicos para a criação de pacotes dinâmicos (Dynamic Packaging), os quais permitem aos destinos definirem o seu posicionamento numa sociedade onde todos os dias emergem novas funcionalidades tecnológicas e novos conceitos.

Publicado
2009-01-01
Como Citar
Ramos, C. M. Q., Rodrigues, P. M. M., & Perna, F. (2009). Sistemas e tecnologias de informação no sector turístico. Revista Turismo & Desenvolvimento, (12), 21-32. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i12.13315
Secção
Artigos