As causas da sazonalidade do turismo – a visão da oferta turística algarvia

  • Emanuelle de Mello Pimentel Instituto Politécnico do Porto
Palavras-chave: Algarve, Causas da sazonalidade, Gestão, Oferta turística, Sazonalidade do turismo

Resumo

A sazonalidade do turismo é a flutuação do nível de actividade (turística) durante o ano. Os factores determinantes deste fenómeno foram especificados por investigadores com base nos estudos em determinadas regiões. No caso da oferta turística, classificada conforme os sete produtos característicos do turismo para a Conta Satélite do Turismo em Portugal, as causas podem ser distintas, dependendo do negócio de cada tipo de oferta. O conhecimento das causas da sazonalidade do turismo para cada tipo de oferta turística é imprescindível para a busca da gestão da sazonalidade. A causa natural, pelo factor clima, pode não ser representativa para a actividade alojamento enquanto para os serviços de lazer esta é a principal causa. Desta forma, procurou-se investigar a oferta turística da região do Algarve para verificar qual a principal causa da sazonalidade junto a estas empresas e se esta causa é a mesma para todas ou se há diferentes causas para cada tipo de oferta turística.

Publicado
2009-01-01
Como Citar
Pimentel, E. de M. (2009). As causas da sazonalidade do turismo – a visão da oferta turística algarvia. Revista Turismo & Desenvolvimento, (12), 9-20. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i12.13311
Secção
Artigos