Em busca de participação e sustentabilidade na gestão do turismo: os observatórios para o turismo sustentável de Cavalcante e Cristalina

  • Luís Henrique de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Maria de Lourdes Mollo Universidade de Brasília
  • Elisangela Machado da Silva Universidade de Brasília
  • Davi Bimbatti Universidade de Brasília

Resumo

O destino precisa manejar um conjunto de habilidades e competências a fim de consolidar a experiência turística. Um melhor aproveitamento das tecnologias da informação, a efetividade nas estratégias de segmentação e posicionamento do destino nos principais mercados emissivos, a qualidade dos atrativos e dos serviços prestados pelos recursos humanos e, sobretudo, a pronta resposta às necessidades cada vez mais exigentes da demanda turística constituem desafios para a gestão de destinos.
Nesse contexto, pesquisa e dados são essenciais para destinos turísticos e, assim, observatórios de turismo atuam como agências de condução da governança. Eles provêem empreendedorismo, informações de gestão e de planejamento para organizações, criam conhecimento e experiência que sustentam e fortalecem a competitividade dos destinos.
O Observatório para o Turismo Sustentável se propõe a ser uma incubadora de gestão participativa ao organizar o planejamento, o monitoramento e a gestão compartilhados do processo de desenvolvimento turístico, buscando eficiência e sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Souza, L. H. de, Mollo, M. de L., Silva, E. M. da, & Bimbatti, D. (2010). Em busca de participação e sustentabilidade na gestão do turismo: os observatórios para o turismo sustentável de Cavalcante e Cristalina. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(13/14), 1167-1168. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i13/14.13295