Agências de viagens do futuro: um arquétipo para Portugal

  • Josefina Salvado Universidade de Aveiro; RAVT
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro

Resumo

O tema desenvolvido inscreve-se na área da distribuição turística, com enfoque na actividade das Agências de viagens do final do século XX, observada numa perspectiva de acelerada mudança de referenciais em múltiplos domínios.
As premissas de partida são: 1) Os drivers da economia digital (assentes no e-business, no trabalho colaborativo e na troca de informação) obrigam a uma reestruturação profunda nos modelos e processos de negócio dos canais de retalho da Distribuição Turística, impelindo ao uso de tecnologias Web de Apoio à Decisão, com o objectivo de alavancar a competitividade empresarial. 2) Surge um novo arquétipo de Agência de Viagens, centrado nas singularidades do cliente e em “Travel Recommender Systems” (TRS).
Os objectivos operacionais: 1) aprofundar estudo das actuais TIC conexas às Agências de Viagens e perspectivar a sua evolução; 2) identificar blocos de convergência tecnológica, que funcionem como indutores de rendibilidade e competitividade aplicáveis às Agências de Viagem; 3) propor um arquétipo de Agência de Viagens do Futuro.
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Salvado, J., & Costa, C. (2010). Agências de viagens do futuro: um arquétipo para Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(13/14), 1163-1164. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i13/14.13291