A metodologia Delphi aplicada ao desenvolvimento do Turismo de Negócios e à criação de um Convention and Visitors Bureau no Centro Litoral de Portugal

  • Jorge Humberto Soares Marques Universidade de Coimbra
  • Norberto Nuno Pinto dos Santos Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Turismo de Negócios, Convention & Visitors Bureau, Centro Litoral, Metodologia Delphi

Resumo

O Turismo de Negócios representa um peso significativo nas receitas globais do Turismo, corresponde a um segmento com grande potencial de desenvolvimento e deverá ser encarado não só como mais um produto de um destino turístico, mas também como produto chave e dinamizador de outros produtos turísticos. As estruturas organizativas denominadas Convention & Visitors Bureau (CVB) desempenham um papel fundamental na promoção e projeção dos territórios como destinos de Turismo de Negócios. Um dos seus propósitos passa pela organização e promoção não só do alojamento e dos espaços para reuniões e outros eventos, do território onde se situam, mas também da oferta relacionada com o lazer e a animação. O objetivo deste artigo consiste em apresentar a perspetiva de um painel de especialistas (painel Delphi) sobre as principais estratégias de desenvolvimento do Turismo de Negócios no Centro Litoral de Portugal e a criação de um CVB no território.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Marques, J. H. S., & Santos, N. N. P. dos. (2012). A metodologia Delphi aplicada ao desenvolvimento do Turismo de Negócios e à criação de um Convention and Visitors Bureau no Centro Litoral de Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1647-1657. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13287
Secção
Produtos