Tourism Crisis Management in Geoparks through Geotourism Development
Resumo
A recente crise financeira mundial afetou negativamente a atividade turística do turismo, bem como todos os setores da economia global. No entanto, esta crise pode representar uma oportunidade para a inovação ao nível da gestão e para o surgimento de novos produtos turísticos. Este estudo tem dois objetivos principais: 1) introduzir o geoturismo como um novo nicho de mercado contribuindo para o desenvolvimento da economia local e 2) identificar estratégias inovadoras implementadas em geoparques, como destinos de geoturismo, com o objetivo para atrair mais turistas a esses territórios. Para este fim, foram analisadas as estratégias de vinte e cinco geoparques (20 na Europa e 3 na Ásia - Malásia, Japão e Irã, 1 na Austrália e 1 na América do Sul - Brasil). Os resultados indicam que os responsáveis pela gestão destes geoparques tentarm – em pequena escala - minimizar os impatos negativos da crise e desenvolver a economia local, atraés promoção do geoturismo e de estratégias inovadoras.