Avaliação de festivais: O caso da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira

  • Ana Cláudia da Silva Santos Universidade de Aveiro
  • Maria João Carneiro Universidade de Aveiro
  • Celeste Eusébio Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Avaliação de festival, Eventos, História viva, Viagem Medieval, Segmentação

Resumo

Os eventos têm vindo a assumir uma importância crescente nas últimas décadas. A organização de eventos tem vindo a ser fomentada, em grande medida, devido ao reconhecimento dos importantes impactes socioculturais e económicos que os eventos podem proporcionar. Os festivais têm sido identificados como um dos mais importantes tipos de eventos. O acréscimo de receitas, o aumento do emprego, a diminuição da sazonalidade do turismo e as interações sociais entre residentes e visitantes são apenas alguns dos potenciais impactes dos festivais para muitas regiões. No entanto, apesar da grande relevância dos festivais, os estudos de avaliação dos festivais são muito escassos.
O objetivo do presente artigo é proceder à avaliação de um festival que é, simultaneamente, um evento de história viva - A Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. O evento foi avaliado através de um questionário realizado a visitantes do evento tendo sido obtidos 517 questionários válidos. Apresenta-se neste artigo uma análise da avaliação do festival por parte dos visitantes e procede-se, posteriormente, à segmentação dos visitantes de acordo com a avaliação por atributos do evento. Três segmentos foram identificados. O artigo termina com algumas conclusões e implicações que deverão ser consideradas pelos organizadores de eventos e, principalmente, pelos organizadores da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Santos, A. C. da S., Carneiro, M. J., & Eusébio, C. (2012). Avaliação de festivais: O caso da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1597-1609. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13275
Secção
Produtos