A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico

  • João Fiandeiro Santos Instituto Politécnico de Tomar
  • Rui Carvalho Instituto Politécnico de Tomar
  • Luís Mota Figueira Instituto Politécnico de Tomar
Palavras-chave: Destino, Marca, Turismo Cultural, Turismo Criativo, Eventos

Resumo

A criatividade e a influência cada vez maior da cultura no campo do turismo concorreram para o surgimento de um novo paradigma ao nível da oferta dos destinos, com implicações na sua imagem e marca. Eventos culturais e criativos constituem desta forma ferramentas estratégicas na gestão dos territórios ajudando a delinear a oferta turística dos destinos. Foi nosso objetivo caracterizar os contributos criativos que os eventos incorporam em termos de reabilitação urbana, diferenciação da oferta turística, o uso de recursos intangíveis na preservação da cultura local e o seu contributo para a formação de uma imagem e marca do destino turístico mais dinâmicas.
Foram analisados dois estudos de caso considerados importantes para a pesquisa em questão, a Festa dos Tabuleiros em Tomar e o Festival MED em Loulé. Verificámos que os eventos correspondem a estratégias de desenvolvimento cultural, social e económico dos destinos melhorando a imagem turística dos territórios.
O incremento criativo que os eventos originam, proporciona o desenvolvimento e crescimento de fluxos turísticos contribuindo para o sucesso das economias locais e regionais. Estes devem ser enquadrados nas estratégias territoriais.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Santos, J. F., Carvalho, R., & Figueira, L. M. (2012). A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1559-1572. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13263
Secção
Produtos