Representação turística de Portugal no Brasil: um estudo exploratório

  • Isis Halim Universidade do Minho/ Universidade de Aveiro
  • Maria Manuel Baptista Universidade de Aveiro
  • Lélian Silveira CEFET/RJ
Palavras-chave: Turismo, cultura, memória coletiva, representação social

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as representações imaginárias de Portugal e seus nacionais que circulam no quotidiano coletivo de turistas brasileiros. Fundamenta-se em uma avaliação de perceção da população, utilizando como base um estudo empírico efetuado na cidade de Salvador, Brasil.
A partir de uma análise de literatura nesta área de especialidade, apoiada em trabalhos na área do Turismo Cultural e dos Estudos Culturais, foi feita uma leitura de Portugal enquanto destino turístico e paisagem de representações. E posteriormente, num resgate histórico, identificou-se a formação dessas representações, dentro do seu próprio contexto, percebendo de que maneira essas significações sofrem ao longo dos tempos, um processo de renovação, atualização ou legitimação.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Halim, I., Baptista, M. M., & Silveira, L. (2012). Representação turística de Portugal no Brasil: um estudo exploratório. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1545-1557. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13261
Secção
Produtos