Intercultural Interpretation Strategies in the Museum Context: The Case Study of a Guided Visit to the Coach Museum in Lisbon

  • Miguel Brito Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Palavras-chave: guia intérprete, interpretação intercultural, Museu dos Coches, Lisboa

Resumo

Uma visita guiada ao Museu dos Coches tanto pode ser um pesadelo como um sonho agradável, dependendo da informação que os guias intérpretes dão sobre os veículos em exposição. Podem fazer-se visitas muito animadas através do uso de estratégias interculturais que estimulam diferentes tipos de emoções no turista, da piedade ao divertimento, da fantasia à realidade.
Este artigo discute as características da interpretação utilizadas pelos guias intérpretes no Museu dos Coches, em Lisboa. O autor acompanhou cinquenta guias intérpretes profissionais nas suas visitas ao museu durante os meses de setembro e outubro de 2009. A técnica antropológica aplicada foi a observação direta.
O estudo dos guias intérpretes no seu contexto de trabalho permite a identificação das competências interculturais desenvolvidas por estes profissionais, tais como os seus bons conhecimentos e a sua proficiência linguística. Contudo, algumas atitudes menos apropriadas foram igualmente detetadas. As estratégias interpretativas adotadas na comunicação servem o objetivo de envolver os turistas na visita – questões, humor, pequenas histórias, ligações com a realidade dos turistas e fantasia. Embora a informação prestada seja semelhante, as estratégias interpretativas variam de acordo com a nacionalidade dos turistas, com os guias e as suas características pessoais.
As conclusões sugerem que as competências interculturais apropriadas e o uso efetivo de estratégias de interpretação intercultural facilitam a mudança das representações do mundo dos turistas.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Brito, M. (2012). Intercultural Interpretation Strategies in the Museum Context: The Case Study of a Guided Visit to the Coach Museum in Lisbon. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1509-1522. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13255
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