Turismo e negócios em Vila Nova de Gaia: estudo de caso

  • Fernando Florim de Lemos Instituto Superior Politécnico Gaya
  • Manuela Dias Instituto Superior Politécnico Gaya
  • Aúrea Rodrigues Instituto Superior Politécnico Gaya
  • Ana Paula Cabral Instituto Superior Politécnico Gaya

Resumo

Uma das maiores apostas do Turismo de Portugal é o M.I. (Meetings Industry) ou Turismo de Negócios e Incentivos. No entanto, não há qualquer estudo que prove que este tipo de turismo poderá ser rentável no concelho de Vila Nova de Gaia.
Em Janeiro de 2009, o Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE), em parceria com o Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya), realizou um evento internacional de três dias em Vila Nova de Gaia (II Congresso Internacional do CIDInE: Novos contextos de formação, pesquisa e mediação) que serviu de estudo de caso para um projecto final de curso de uma Licenciatura em Turismo do Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya).
Através da análise de dados e da especificação do decorrer do evento, procurou-se verificar se o Turismo de Negócios em Vila Nova de Gaia é viável com base na resposta às seguintes questões:
– Existem infra-estruturas suficientes para o Turismo de Negócios em Vila Nova de Gaia?
– Qual a percepção do turista em relação à qualidade/satisfação dos serviços prestados?
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Lemos, F. F. de, Dias, M., Rodrigues, A., & Cabral, A. P. (2010). Turismo e negócios em Vila Nova de Gaia: estudo de caso. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(13/14), 1149-1150. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i13/14.13233