Turismo Acessível em Portugal – Estudo de casos de boas práticas
Resumo
O presente artigo centra-se na reflexão dos aspetos associados ao desenvolvimento de destinos turísticos acessíveis, realçando as vantagens competitivas do desenvolvimento da oferta de bens e serviços turísticos adequados a segmentos da procura turística que, de forma transitória ou permanente, apresentam uma mobilidade reduzida ou limitações do foro sensorial ou intelectual.
Pretende-se, em primeiro lugar, enquadrar estes temas do ponto de vista conceptual, analisando o estado da arte da investigação sobre esta temática e discutindo as vantagens competitivas do desenvolvimento de destinos turísticos acessíveis, associadas às tendências da procura turística.
Numa segunda parte, procura-se compreender estas questões analisando alguns casos de boas práticas, procurando realçar o carácter inovador dos projetos apresentados e, ao mesmo tempo, contribuir para a sua divulgação. A estratégia de divulgação constitui também uma forma de potenciar o desenvolvimento de produtos turísticos acessíveis pelo efeito pedagógico que pode ter nos responsáveis do sector e nos próprios turistas, tenham ou não incapacidade, contribuindo
para atenuar alguns preconceitos e estereótipos que ainda perduram na nossa sociedade.