Aliviar o Stress de indivíduos com incapacidade: o potencial da prática turística

  • Andreia Filipa Antunes Moura Universidade de Aveiro
  • Elisabeth Kastenholz Universidade de Aveiro
  • Anabela de Sousa Pereira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Incapacidade, Stress-Coping, Turismo Acessível

Resumo

O stress afeta negativamente a vida de muitas pessoas na sociedade moderna, causando mal-estar, doenças, deteriorando o desempenho diário e diminuindo toda a qualidade de vida. A população com incapacidade estará, provavelmente, mais exposta a diferentes e mais intensas circunstâncias indutoras de stress, que poderão causar uma instabilidade, ainda mais severa, ao nível dos seus recursos mentais, psicológicos, emocionais e até físicos.
As evidências empíricas demonstram que o lazer suscita sentimentos de liberdade e desenvolvimento pessoal, ilustrando o seu potencial para a redução e controlo do stress, pela indução de interação social, emoções positivas, e do coping face a situações de stress (Folkman e Moskowitz, 2004). Como o turismo é reconhecido como uma fonte de impactos positivos, de longo prazo, na qualidade de vida dos seus participantes (Neal et al., 2007) sendo também associado à redução do stress, decidiu-se estudar os aspetos intrínsecos desta atividade para o combate ao stress, na perspetiva das pessoas com incapacidade.
O presente trabalho pretende clarificar as circunstâncias indutoras de stress para as pessoas com incapacidade e explicar como o turismo poderá atuar no âmbito do stress-coping. Assim, apresentar-se-á a revisão da literatura referente à temática em estudo, bem como os resultados obtidos da análise de focus groups realizados no contexto de um estudo exploratório sobre a participação de pessoas com incapacidade na atividade turística.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Moura, A. F. A., Kastenholz, E., & Pereira, A. de S. (2012). Aliviar o Stress de indivíduos com incapacidade: o potencial da prática turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1387-1401. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13187
Secção
Produtos