Os promotores do TER – Motivações, perfil, objetivos e ações de marketing

  • Lúcia de Jesus Universidade de Aveiro
  • Elisabeth Kastenholz Universidade de Aveiro
  • Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro
Palavras-chave: turismo rural, promotores, marketing

Resumo

Este estudo investiga as características, motivações e objetivos dos promotores de turismo rural e as atividades de marketing desenvolvidas nos respetivos empreendimentos. A amostra é formada por promotores de empreendimentos de TER (turismo no espaço rural) de duas regiões rurais interiores de Portugal. A larga maioria dos promotores possui uma idade superior a quarenta e quatro anos de idade, formação superior e dedica pouco tempo à gestão do empreendimento. A motivação relativa à preservação do património terá sido predominante aquando da abertura do empreendimento. É notório que, a maioria dos promotores anseia que a atividade cresça, pelo menos, até determinado patamar. Contudo, as atividades de marketing são menosprezadas pelos promotores, sendo que são os promotores que
não se preocupam na definição de objetivos económicos, aqueles que mais as desconsideram.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Jesus, L. de, Kastenholz, E., & Figueiredo, E. (2012). Os promotores do TER – Motivações, perfil, objetivos e ações de marketing. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1371-1386. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13185
Secção
Produtos