O Turismo Religioso no Noroeste de Portugal: as atividades económicas dos principais santuários na sua relação com o território envolvente

  • João Luís Figueiredo da Silva Universidade do Porto
Palavras-chave: turismo religioso, santuários, desenvolvimento, território

Resumo

O sector do turismo em geral, e em particular as novas formas de fazer e pensar o turismo, a partir das quais se aproveitam os recursos culturais e naturais de maneira a contribuir para o desenvolvimento do território, destacando-se neste caso o turismo religioso, têm sido nos últimos anos alvo da atenção de diversos de agentes económicos, políticos e científicos. O Noroeste de Portugal, pela existência de um forte conjunto de estruturas e tradições de ordem religiosa, afirma-se como uma região onde o turismo religioso poderá contribuir para alcançar esse objetivo.
Este trabalho de investigação pretende compreender a importância do turismo religioso no contexto das múltiplas relações existentes nos principais santuários do Noroeste de Portugal, permitindo assim oferecer um contributo para uma melhor compreensão das dinâmicas que se verificam na relação dos santuários com o território, tendo como base as diferentes atividades que se desenrolam nos, e a partir dos, santuários.
Depois de selecionados os principais santuários, foi aplicado um inquérito por questionário aos agentes económicos que atuam no espaço dos santuários, assim como entrevistas aos diversos agentes institucionais. A informação recolhida permitiu obter um conjunto de informação detalhada sobre cada santuário, destacando-se o conhecimento acerca das características das atividades económicas existentes, o conhecimento sobre as formas de gestão e organização, assim como sobre as relações institucionais entre os diferentes agentes económicos, políticos e religiosos.
Como resultado da análise efetuada, ficam evidenciadas as características das atividades económicas, as quais representam um impacte socioeconómico reduzido nas populações locais, tanto ao nível da criação de emprego e dinamização dos produtos locais, como no fortalecimento da economia local e regional, sobressaindo também a reduzida articulação entre os diversos agentes que intervêm nos santuários, não sendo clara a existência de uma estratégia conjunta que possa potenciar os recursos existentes em prol de uma estratégia de desenvolvimento para o território envolvente.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Silva, J. L. F. da. (2012). O Turismo Religioso no Noroeste de Portugal: as atividades económicas dos principais santuários na sua relação com o território envolvente. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1309-1324. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13173
Secção
Produtos