As trilhas do Cavalo Marinho e do Peixe-Boi na Rota das Emoções: Uma alternativa de turismo educativo na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, Piauí, Brasil

  • Simone Cristina Putrick Universidade Federal do Piauí-UFPI – Campus Parnaíba
  • Mauro José Ferreira Cury Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Turismo, Trilhas do Peixe-Boi e do Cavalo Marinho, APA Delta do Parnaíba

Resumo

O artigo apresenta e reforça a importância da pesquisa estimulada pelo turismo científico em áreas naturais com a presença de comunidades carentes. Aponta os resultados de uma proposta de um modelo de desenvolvimento da atividade turística que valorize, democratize o acesso à produção do conhecimento de pesquisadores, docentes e discentes. O objetivo deste artigo passa por analisar as Trilhas do Cavalo Marinho e do Peixe-Boi na Rota das Emoções como uma alternativa de turismo educativo na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, Piauí, Brasil, e como um elemento de planejamento espacial e possível estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade para as comunidades locais pela visitação turística. A metodologia parte de um estudo empírico, com base em análises qualitativas e quantitativas sobre a comunidade local; e a oferta natural que compõe este estudo. O desenvolvimento deste envolveu a Universidade Federal do Piauí – UFPI, Curso de Turismo, as comunidades locais de Barra Grande, na Rota das Emoções entre os Parques
Nacionais de Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA). Este se estrutura com as bases teóricas dos recursos naturais, o ecoturismo em áreas naturais e a presença de comunidades locais; os aportes teóricos e metodológicos nas Trilhas; o desenvolvimento do projeto; e resultados alcançados.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Putrick, S. C., & Cury, M. J. F. (2012). As trilhas do Cavalo Marinho e do Peixe-Boi na Rota das Emoções: Uma alternativa de turismo educativo na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, Piauí, Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1299-1308. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13171
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