Conhecimento e práticas do Turismo Cemiterial: um mercado emergente no setor

  • Nuno Alexandre Abranja Instituto Superior de Ciências Educativas – ISCE
  • Ana Afonso Alcântara Instituto Superior de Ciências Educativas – ISCE
  • Ana Patrícia Marques Instituto Superior de Ciências Educativa – ISCE
  • Ricardo Viseu Ferreira Instituto Superior de Ciências Educativas – ISCE
Palavras-chave: Turismo, Cemitérios, Oferta Turística, Produto turístico, Inovação

Resumo

Em pleno século XXI o turismo ganhou o estatuto de maior atividade económica do mundo. Além de uma atividade economicamente poderosa o turismo é, também, um fator importante de desenvolvimento social, na medida em que tem o poder para aprimorar a qualidade de vida das sociedades. Carateriza-se o Turismo Cemiterial como sendo os roteiros de arte cemiterial que conjugam a relação da produção artística com as crenças sociais e religiosas da época. O presente artigo representa um contributo oportuno para uma reflexão sobre um acervo de estatuário e ornamentos fúnebres, que pode ser visto em túmulos de personagens notáveis da região e outros anónimos, que se evidenciam no consumo do Turismo Cemiterial, que para além da sua importância são de extrema atualidade. A análise pressupõe uma
moldura teórica composta por uma conceptualização, evolução e caraterização do objeto de estudo e uma segunda parte que consiste num levantamento exaustivo da prática do Turismo Cemiterial, assim como de todos os players empresariais e associativistas nacionais, motivações, o seu enquadramento nas tendências turísticas, os mercados emissores e Portugal como destino. Nesta componente empírica aferir-se-á, também, através da aplicação de um inquérito a uma amostra composta por indivíduos portugueses, o grau de conhecimento e aceitação deste produto na oferta turística nacional.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Abranja, N. A., Alcântara, A. A., Marques, A. P., & Ferreira, R. V. (2012). Conhecimento e práticas do Turismo Cemiterial: um mercado emergente no setor. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1285-1297. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13169
Secção
Produtos