O papel da Paisagem na experiência de Enoturismo – o caso de Favaios1

  • Ana Lavrador Silva Universidade Nova de Lisboa
  • Elisabeth Kastenholz Universidade de Aveiro
  • Joana Lima Universidade de Aveiro
Palavras-chave: enoturismo, experiência turística, paisagem, entrevistas, Douro

Resumo

As regiões vitivinícolas têm suscitado um interesse crescente como espaços de lazer e turismo, em consequência das recentes tendências de uma procura turística especializada, como é o caso do enoturismo. No entanto, apesar de a literatura acerca do enoturismo ter aumentado, continua a ser uma área relativamente pouco estudada, especialmente numa perspetiva de compreensão do papel da paisagem na experiência turística vivida.
Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a natureza da experiência de enoturismo, do ponto de vista dos visitantes, confrontando-a com a visão de produtores e agentes de planeamento. Na prossecução deste objetivo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, com entrevistas aos visitantes e agentes de planeamento da região do Douro, visando a compreensão da importância da paisagem: (i) nas motivações para realizar a visita; (ii) na imagem do destino; (iii) na promoção turística da região; e (iv) na satisfação e avaliação da visita. Os resultados das entrevistas efetuadas foram complementados com a comparação com os do estudo de Lavrador Silva (2008), no qual se avaliaram opiniões da população e produtores de vinho sobre o papel da paisagem na promoção turística e dos vinhos da Região Demarcada do Porto/Douro (RDD).
Os resultados obtidos destacam a relevância da paisagem na experiência turística vivida em Favaios, aldeia pertencente à RDD, cuja paisagem foi considerada “única”, “arrasadora” e “deslumbrante”, adjetivos aliados a emoções fortes e representativos de uma importante dimensão estética/visual da experiência, componente muito apreciada e valorizada pelos visitantes e pelos restantes stakeholders.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Silva, A. L., Kastenholz, E., & Lima, J. (2012). O papel da Paisagem na experiência de Enoturismo – o caso de Favaios1. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1257-1270. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13165
Secção
Produtos