O papel da Paisagem na experiência de Enoturismo – o caso de Favaios1
Resumo
As regiões vitivinícolas têm suscitado um interesse crescente como espaços de lazer e turismo, em consequência das recentes tendências de uma procura turística especializada, como é o caso do enoturismo. No entanto, apesar de a literatura acerca do enoturismo ter aumentado, continua a ser uma área relativamente pouco estudada, especialmente numa perspetiva de compreensão do papel da paisagem na experiência turística vivida.
Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a natureza da experiência de enoturismo, do ponto de vista dos visitantes, confrontando-a com a visão de produtores e agentes de planeamento. Na prossecução deste objetivo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, com entrevistas aos visitantes e agentes de planeamento da região do Douro, visando a compreensão da importância da paisagem: (i) nas motivações para realizar a visita; (ii) na imagem do destino; (iii) na promoção turística da região; e (iv) na satisfação e avaliação da visita. Os resultados das entrevistas efetuadas foram complementados com a comparação com os do estudo de Lavrador Silva (2008), no qual se avaliaram opiniões da população e produtores de vinho sobre o papel da paisagem na promoção turística e dos vinhos da Região Demarcada do Porto/Douro (RDD).
Os resultados obtidos destacam a relevância da paisagem na experiência turística vivida em Favaios, aldeia pertencente à RDD, cuja paisagem foi considerada “única”, “arrasadora” e “deslumbrante”, adjetivos aliados a emoções fortes e representativos de uma importante dimensão estética/visual da experiência, componente muito apreciada e valorizada pelos visitantes e pelos restantes stakeholders.