Enoturismo de altitude de Santa Catarina: um estudo buscando identificar os atributos competitivos das empresas vinícolas

  • Carolina Pretto Panceri Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves – CEFET/BG
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí
  • Elvis Silveira- Martins Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Enoturismo, Empresas vinícolas, Competitividade, Vinhos de altitude, Santa Catarina

Resumo

A pesquisa concentrou-se na região vinícola de altitude do Meio Oeste do Estado de Santa Catarina, tendo em vista o número de vinícolas da região, as características paisagísticas singulares das áreas produtoras, bem como os novos parâmetros de articulação dos recursos disponíveis e as estratégias de competitividade utilizadas. As cinco vinícolas da região foram analisadas através de pesquisa quantitativa exploratória e descritiva, por meio de um questionário que investigou infraestrutura, destino turístico, políticas públicas, economia e sustentabilidade da região. Os resultados obtidos apontam que as vinícolas apresentam boas condições de infra-estrutura e os municípios oferecem diversos serviços também para a população visitante. Os destinos turísticos (vinícolas) possuem construções específicas para atendimento ao público e atrativos diversificados como visitação em língua estrangeira e paisagens cênicas. Todas as empresas se
preocupam com a sustentabilidade de seus negócios e atuam de forma consciente no que se refere ao meio ambiente. Na análise econômica percebemos o potencial de crescimento da atividade, pois o número de visitantes nas vinícolas é bem abaixo se comparado a outras regiões enoturísticas. Os resultados indicam limitação na área de políticas públicas, pois faltam planos específicos para o turismo e apoio aos destinos existentes.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Panceri, C. P., Rossetto, C. R., & Martins, E. S.-. (2012). Enoturismo de altitude de Santa Catarina: um estudo buscando identificar os atributos competitivos das empresas vinícolas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(17/18), 1235-1244. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i17/18.13161
Secção
Produtos