Ética e Turismo

  • Antón Manuel de Almeida dos Santos Queirós Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Filosofia, Ética, Gosto, Ambiente, Paradigma

Resumo

Este artigo procura demonstrar que o debate acerca das relações entre turismo e ética não pode ser reduzido à controvérsia sobre o ecoturismo e focado na contradição entre turismo de massas e ecoturismo. No seu quadro de análise, considera as fontes filosóficas adotadas pelos defensores do ecoturismo e da Ética do turismo em geral, mas introduz também o novo paradigma da filosofia ambiental. Avalia ainda a evolução do mercado de turismo, no contexto das categorias de “motivação” e “gosto” e na sua ligação com as conferências das Nações Unidas sobre o ambiente, e com a génese do Código Mundial de Ética do Turismo. A sua principal tese é que a relação entre turismo e ética deve ser centrada na perspetiva da filosofia do ambiente e da sua ética, aplicada à atividade turística global e à sua conceptualização teórica. O artigo procede a uma mais rigorosa avaliação dos conceitos filosóficos aplicados ao turismo: natureza
e ambiente, paisagem, deontologia, moral, ética, sustentabilidade, entre outros. Conclui que a atividade turística evoluiu qualitativamente, levando à coexistência, no mercado mundial, de diferentes paradigmas, com a clara ascensão do turismo cultural e do turismo de natureza. Demonstrada a relevância das relações entre a evolução do turismo e a Filosofia do Ambiente, o artigo enuncia alguns dos conceitos fundamentais da sua epistemologia e hermenêutica, e da sua ética.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Queirós, A. M. de A. dos S. (2012). Ética e Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 1133-1144. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13071
Secção
Desenvolvimento e Sustentabilidade