Exploring the Other Side of Favela Tourism. An Insight into the Residents’ View

  • Rita Duarte Universidade de Wageningen
  • Karin Peters Universidade de Wageningen
Palavras-chave: turismo em favelas, perspectiva da comunidade, desenvolvimento turístico, mudança social

Resumo

 O turismo nas favelas está em expansão no Rio de Janeiro, atraindo especialmente viajantes estrangeiros. Contudo, no meio académico, esta questão, gera muita polémica e é vista por alguns como uma forma de exploração e voyeurismo. Este artigo pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre este fenómeno e a sua possível contribuição para uma potencial transformação a nível social. Defendendo a ideia de que o turismo pode ser visto como uma plataforma para diálogo e mudança social (Ateljevic, 2009), os residentes podem beneficiar do contacto com outras culturas e de um aumento de auto estima (Smith & Robinson, 2006).
Este estudo é fruto de uma investigação qualitativa em duas favelas: Rocinha e Pereira da Silva. A percepção dos residentes em relação ao desenvolvimento turístico foi obtida através de observação participante e entrevistas.
Os resultados revelaram que sob determinadas circunstâncias, a presença do turismo pode estimular processos de transformação nas favelas, podendo levar a uma percepção mais realista dos residentes e criando novas oportunidades socioeconómicas.
Apesar de reconhecer a complexidade do turismo em áreas vulneráveis, este estudo demonstra que, também, pode trazer benefícios para as comunidades. Os resultados desta pesquisa trazem uma nova luz sobre o tema, permitindo, igualmente, uma melhor compreensão da pluralidade das favelas como objecto de estudo.

 

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Duarte, R., & Peters, K. (2012). Exploring the Other Side of Favela Tourism. An Insight into the Residents’ View. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 1123-1131. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13069
Secção
Desenvolvimento e Sustentabilidade