Antecipar para Agir: Potencialidades da Análise Prospetiva para a Construção de “Novos Rumos” do Turismo na Sociedade de Risco

  • José Manuel Saragoça Universidade de Évora
  • Carlos Alberto da Silva Universidade de Évora
  • Joaquim Manuel Fialho Universidade de Évora
Palavras-chave: Future studies, La Prospective, Planeamento estratégico, Turismo

Resumo

Este artigo tem a finalidade de mostrar como a análise prospetiva constitui uma ferramenta que pode potenciar as dimensões exploratória e estratégica do planeamento em turismo em contextos marcados pela mudança acelerada, o risco e outras incertezas e, nessa medida, auxiliar atores e stakeholders nos processos de definição e construção de novos rumos para o turismo.
Os estudos prospetivos são hoje uma poderosa ferramenta na área do planeamento e assumem maior pertinência em tempos incertos, balizados pela complexidade e por inúmeros constrangimentos (mas também oportunidades) associados à globalização e à(s) crise(s) que afetam o sistema-mundo.
No domínio do Turismo, como noutros, além de informar as políticas, através dos diagnósticos prospetivos que realiza, a análise prospetiva pode potenciar a construção de redes de atores envolvidos na «modelação do futuro» na área da inovação social e, ainda, contribuir para desenvolver capacidades em toda a região no domínio do desenvolvimento de uma “cultura prospetiva”, reforçando o empowerment coletivo e as suas próprias redes.
Em síntese, o conhecimento de métodos, técnicas e formas de operacionalização da prospetiva por parte dos atores individuais e coletivos do setor turístico podem ser uma mais-valia diferenciadora e potenciadora de um planeamento estratégico mais informado, participado e partilhado.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Saragoça, J. M., Silva, C. A. da, & Fialho, J. M. (2012). Antecipar para Agir: Potencialidades da Análise Prospetiva para a Construção de “Novos Rumos” do Turismo na Sociedade de Risco. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 979-995. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13041
Secção
Impactes do Turismo