Formação e Estruturação do Produto Turístico Potiguar

  • Kátia Simone Santiago Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Margareth de Castro Afeche Pimenta Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Políticas públicas, Produto turístico, Planejamento

Resumo

A pesquisa aqui relatada apresenta uma análise do processo de formação e estruturação do produto turístico potiguar através do exame da evolução histórica do planejamento do turismo em seu território; para tanto, buscou compreender o contexto das políticas públicas de turismo implementadas pelo governo federal e as ações voltadas ao desenvolvimento da atividade realizadas pelo Estado. A investigação, que foi desenvolvida no segundo semestre do ano de 2011, teve caráter essencialmente bibliográfico e documental; prevaleceu o método dialético em sua análise. Verificou-se, após este estudo, que a decisão do Rio Grande do Norte em optar por investir na preparação de seu território para o desenvolvimento do turismo, antes mesmo do Governo Federal abordar o assunto, foi decisiva para o sucesso que hoje o
Estado alcança em relação ao desenvolvimento da atividade. A diversificação da sua oferta turística também foi facilitada pela preparação e cuidado que o Estado Potiguar teve em relação ao planejamento do turismo em seu território; estas ações forneceram experiências para a estruturação de novos e variados produtos turísticos e propiciaram a busca pelo aprimoramento, visando assegurar o destaque do Estado no desenvolvimento da atividade turística.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Teixeira, K. S. S., & Pimenta, M. de C. A. (2012). Formação e Estruturação do Produto Turístico Potiguar. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 953-961. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13037
Secção
Impactes do Turismo