O papel do Plano Diretor na constituição das políticas públicas para o turismo: Um estudo da cidade de Gramado, Rio Grande do Sul (Brasil)

  • Yoná da Silva Dalonso Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Júlia Maria Lourenço Universidade do Minho
  • Paula Cristina Remoaldo Universidade do Minho
  • Marina Wölhke Cyrillo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Políticas públicas, Planejamento turístico, Plano Diretor, Destino turístico

Resumo

Este estudo propõe identificar o papel desempenhado pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da cidade brasileira de Gramado (Rio Grande do Sul), na construção das políticas públicas para o turismo deste destino. Para a análise, utiliza-se o modelo conceitual proposto por Goeldner e Ritchie (2009) e o de Elliot (1997), que possibilita identificar a filosofia e o modelo de gestão turística adotada pelo município. O artigo faz, ainda, uma discussão teórica-conceitual referente às políticas públicas, gestão e planejamento turístico, bem como uma apresentação dos principais aspectos da organização do turismo de Gramado e do seu Plano Diretor. Como resultado, observa-se que o modelo proposto por Goeldner e Richtie (2009) possibilita a identificação, no Plano Diretor da cidade, da macropolítica turística adotada pelo destino. No entanto, a singularidade do estudo de caso (ou do destino turístico analisado) pode restringir a sua transferabilidade à maioria dos destinos brasileiros selecionados como polos indutores do desenvolvimento turístico regional.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Dalonso, Y. da S., Lourenço, J. M., Remoaldo, P. C., & Cyrillo, M. W. (2012). O papel do Plano Diretor na constituição das políticas públicas para o turismo: Um estudo da cidade de Gramado, Rio Grande do Sul (Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 909-923. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13031
Secção
Impactes do Turismo