Fatores que Influenciam a forma como os Hotéis Respondem às Reclamações dos Clientes

  • Victor Manuel F. Moutinho Universidade de Aveiro
  • Marta Guardado Universidade de Aveiro
  • Ana Paula S. Miranda Instituto Politécnico Cavado e Ave – IPCA
Palavras-chave: Reclamações dos Clientes, Gestão das Reclamações, Gestão Hoteleira

Resumo

Empresas que oferecem serviços em geral, e serviços hoteleiros em particular, devem centrar a sua atenção na prestação de um serviço de qualidade e orientar os seus vetores estratégicos para o cliente satisfeito, de forma a garantir e manter um portfolio de clientes leais e rentáveis. No entanto, devido às características peculiares que distinguem serviços de bens, as falhas são eventos inerentes em encontros de serviço, constituindo um continuum as preocupações em recuperar essas falhas / reclamações.
O objetivo deste artigo é expor, de forma teórica, quais os fatores organizacionais que a indústria hoteleira deve ter em consideração, para responder às reclamações apresentadas pelos seus clientes, bem como, qual o impacte destes fatores na satisfação, na intenção de recompra, no word-of-mouth e nas intenções de reclamações futuras dos clientes.
Mais precisamente, foram tidas em consideração variáveis como: o Comprometimento e Foco no Cliente; o Preconceito em Relação às Reclamações; a Compreensão da Importância da Gestão de Reclamações; a Estrutura Organizacional; os Sistemas, as Políticas e os Procedimentos de Gestão de Reclamações e os Recursos Humanos, e foi mencionado qual o seu possível contributo para a formulação das respostas dadas pelas empresas aos clientes que reclamam.
Posteriormente foi descrito como é que respostas organizacionais às reclamações e a justiça organizacional influenciam a Satisfação dos Clientes, e os consequentes impactes na Intenção de Recompra, Word-of-mouth e Intenções de Reclamações Futuras, decorrentes da satisfação após ocorrer uma falha de serviço e resultante recuperação.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Moutinho, V. M. F., Guardado, M., & Miranda, A. P. S. (2012). Fatores que Influenciam a forma como os Hotéis Respondem às Reclamações dos Clientes. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 821-835. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13017
Secção
Gestão e Negócios