Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel

  • Ormene Carvalho Coutinho Dorneles Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Eventos corporativos, Estratégia empresarial, Hospitalidade, Gestão de eventos

Resumo

Eventos envolvem anfitrião e convidado em momentos especiais, proporcionando experiências únicas, impossíveis de serem reproduzidas em qualquer outro ambiente ou situação. Nas organizações, esse vínculo se destina a alcançar ou manter uma relação positiva e atitude lucrativa do participante em relação à empresa, criando vantagem competitiva e maximizando o retorno sobre o investimento. Como integrantes do setor do turismo e da hospitalidade, os eventos acompanham a necessidade de adequação às mudanças do ambiente. Sua gestão apresenta dois aspectos: a determinação de sua necessidade e posteriormente sua realização, compreendendo suas diferentes etapas, de responsabilidade de áreas distintas para contratação de fornecedores e realização. Este trabalho traz um estudo de caso comparativo entre três empresas, procurando identificar o resultado esperado com a realização dos eventos corporativos e a respectiva responsabilidade das áreas envolvidas. Além disso, pretende explorar como a literatura existente é adotada nos aspectos práticos dos eventos, contribuindo para o traçado de novos rumos para o setor do turismo.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Dorneles, O. C. C., & Wada, E. K. (2012). Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 771-783. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13003
Secção
Gestão e Negócios