A relação entre a munificência ambiental e o comportamento estratégico: Um estudo setorial em agências de viagens de Florianópolis e de Balneário Camboriú/SC

  • Lineu Muniz Filho UNIVALI
  • Miguel Angel Verdinelli UNIVALI
  • Carlos Ricardo Rossetto UNIVALI
Palavras-chave: Munificência, Comportamento Estratégico, Agências de Viagens

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre a munificência ambiental e o comportamento estratégico na perceção dos gestores de agências de viagens nos dois principais destinos turísticos do Estado de Santa Catarina/BR. Para a determinação da munificência ambiental aborda-se a teoria de Castrogiovanni (1991) e para o comportamento estratégico usa-se a tipologia de Miles e Snow (1978). O estudo teve um caráter exploratório-descritivo, sendo
desenvolvido através de uma inquérito, com abordagem quantitativa. Os comportamentos estratégicos das agências foram atribuídos usando três modos diferentes e os resultados, calculados com as médias dos três modos, indicam que 26,15% das empresas têm um comportamento analista; 27,69% defensivo; 28,21% prospetor; e 17,95% reativo. As ANOVAs realizadas para a munificência, com o comportamento como preditor, foram significativas para as dimensões “crescimento e declínio” e “oportunidade e ameaça” segundo o modelo de Conant et al. (1990). Mas quando se analisou a munificência “oportunidade e ameaça” segundo o modelo de Verdinelli e Escobar (2011), obteve-se uma forte significância. Na análise das somas das médias da munificência geral predominante, a “oportunidade e ameaça” obteve a maior média, o menor desvio padrão e a menor variância.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Filho, L. M., Verdinelli, M. A., & Rossetto, C. R. (2012). A relação entre a munificência ambiental e o comportamento estratégico: Um estudo setorial em agências de viagens de Florianópolis e de Balneário Camboriú/SC. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 745-756. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12999
Secção
Gestão e Negócios