A relação entre a munificência ambiental e o comportamento estratégico: Um estudo setorial em agências de viagens de Florianópolis e de Balneário Camboriú/SC
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre a munificência ambiental e o comportamento estratégico na perceção dos gestores de agências de viagens nos dois principais destinos turísticos do Estado de Santa Catarina/BR. Para a determinação da munificência ambiental aborda-se a teoria de Castrogiovanni (1991) e para o comportamento estratégico usa-se a tipologia de Miles e Snow (1978). O estudo teve um caráter exploratório-descritivo, sendo
desenvolvido através de uma inquérito, com abordagem quantitativa. Os comportamentos estratégicos das agências foram atribuídos usando três modos diferentes e os resultados, calculados com as médias dos três modos, indicam que 26,15% das empresas têm um comportamento analista; 27,69% defensivo; 28,21% prospetor; e 17,95% reativo. As ANOVAs realizadas para a munificência, com o comportamento como preditor, foram significativas para as dimensões “crescimento e declínio” e “oportunidade e ameaça” segundo o modelo de Conant et al. (1990). Mas quando se analisou a munificência “oportunidade e ameaça” segundo o modelo de Verdinelli e Escobar (2011), obteve-se uma forte significância. Na análise das somas das médias da munificência geral predominante, a “oportunidade e ameaça” obteve a maior média, o menor desvio padrão e a menor variância.