Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
Resumo
Este estudo comparou a relação entre ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho em agências de viagens localizadas na grande Florianópolis (Santa Catarina/SC) – Brasil, a partir da perceção dos seus gestores. Optou-se por uma abordagem quantitativa e por uma estratégia de pesquisa na aplicação de inquéritos por questionário utilizando métodos exploratórios multivariados. Como dimensões de análise do ambiente, recorreu-se à tipologia simples-complexo ou estático-dinâmico de Duncan (1972), a partir do número de fatores (frequência) e do grau de variação destes (intensidade). Para tipificar o comportamento, utilizou-se a tipologia de Miles e Snow (1978). O ambiente dinâmico-complexo foi o mais percebido pelos gestores, bem como a frequência dos fatores “legislação” e “tecnologia”, e
a intensidade de mudanças do fator “economia”. A variável de controle “escolaridade” foi relacionada com a intensidade das mudanças, e a “idade” com a frequência das mudanças. Os gestores das agências de viagens adotam, predominantemente, os comportamentos prospetor e defensivo, embora gestores com maior idade adotem comportamentos analíticos. Os que percebem elevada frequência de mudanças, tendam a adotar comportamentos defensivos e o desempenho relaciona-se com o comportamento reativo. A relevância deste estudo reside no fato de este em trazer novas evidências ao entendimento de como as organizações interpretam o ambiente e se comportam em seus setores de atuação.