Riscos percebidos por turistas e estratégias de redução de risco utilizadas por ambulantes de praia no Brasil: uma análise na perspectiva dos vendedores de alimentos não industrializados

  • Rafaela Marques Faculdade Santa Emília – FASE
  • Michelle Kovacs Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Emily Cabral Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE)
  • Rodrigo Faro Universidade Federal de Pernambuco
  • Anderson Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Palavras-chave: Turistas, Comércio ambulante, Risco percebido, Estratégias de redução de risco

Resumo

Diante da circunstância de incerteza, os consumidores podem utilizar diferentes meios para minimizar os riscos que percebem como forma de efetuar suas aquisições. Essas ações são conceituadas como estratégias de redução de riscos. A proposta desta investigação traz à tona um assunto pouco explorado, os riscos percebidos pelos turistas que consomem alimentos não industrializados, sob a ótica dos ambulantes de praia, além da identificação das estratégias utilizadas pelos ambulantes locais para minimizar os riscos que os seus clientes percebem. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi qualitativa, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas com posterior análise de conteúdo. Os principais achados apontam que os ambulantes identificam a percepção dos riscos pelos turistas e que as principais tipologias
mencionadas são: risco financeiro, físico e de desempenho, e, para reduzir esses medos, os vendedores ambulantes tendem a utilizar as seguintes estratégias visando minimizar a percepção de riscos por parte dos consumidores: imagem do vendedor, garantias, experimentação/amostra grátis.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Marques, R., Kovacs, M., Cabral, E., Faro, R., Gomes, A., & Barbosa, M. de L. de A. (2012). Riscos percebidos por turistas e estratégias de redução de risco utilizadas por ambulantes de praia no Brasil: uma análise na perspectiva dos vendedores de alimentos não industrializados. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 687-700. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12983
Secção
Gestão e Negócios