Modelos e Processos de Gestão em Negócios Turísticos. Tendências num contexto em mudança

  • Nuno Silva Gustavo Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)
Palavras-chave: Tendências, Gestão, Modelos, Processos, Negócios Turísticos

Resumo

No despertar do século XXI as mudanças registadas ao nível estrutural têm sustentado o desenvolvimento de uma nova realidade competitiva no turismo, levando as empresas do setor, no domínio dos diferentes negócios da atividade (Hotelaria, Restauração, Aviação, etc.), a adotar novos modelos e processos de gestão.
Neste sentido, o presente artigo visa não ser um fim em si mesmo, mas um ponto de partida para um conjunto de reflexões, hipóteses e futuras linhas de investigação, materializando-se o seu objectivo na identificação de tendências genéricas para a gestão dos negócios turísticos. O modelo de análise concebido para a presente investigação sustenta-se numa matriz de abordagem de natureza estratégica. Num primeiro momento o artigo identifica e reflete de forma geral as principais
premissas promotoras do novo ambiente contextual dos negócios turísticos, tendo a matriz STEEP analysis como referência. Após caracterizar o referido cenário, o artigo debruça-se sobre as mudanças fundamentais ao nível do ambiente transacional, expondo as principais alterações e tendências registadas no domínio da procura e da oferta turística.
Por fim, o artigo apresenta um conjunto de reflexões e tendências para possíveis linhas de investigação, na ótica dos modelos e processos de gestão dos negócios turísticos.
No sentido de sustentar as tendências sugeridas, as quais são suportadas num quadro de revisão teórica do presente estudo e relatórios elaborados por diferentes empresas, entidades e consultoras, são apresentados diferentes exemplos e casos de estudo, tendo por base, empresas de referência do trade nacional e internacional, corporizando o quadro teórico apresentado. A sistematização da investigação bibliográfica funcionou também como um suporte para enquadrar e aferir a problemática
de estudo, procurando-se proceder a uma análise correlativa entre as dimensões teóricas do modelo de gestão e as dinâmicas empíricas provenientes dos vários estudos de caso.

 

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Gustavo, N. S. (2012). Modelos e Processos de Gestão em Negócios Turísticos. Tendências num contexto em mudança. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 671-685. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12981
Secção
Gestão e Negócios