Competitiveness of Tourism Destinations and Opportunities for Innovation from the Regional Competencies
Resumo
A economia da experiência representa um ambiente de oportunidades para a criação de vantagens competitivas em turismo. Neste contexto, a busca pela inovação surge como o principal desafio para o setor e desperta interesse para estudos sobre o assunto. Mesmo em uma fase exploratória, tais estudos permitem uma primeira diferenciação fundamental entre uma abordagem que se centra nos estudos sobre inovação em ambientes empresariais, e uma abordagem mais recente que percebe a inovação em turismo desde uma perspectiva regional. Este artigo se fundamenta na perspectiva regional de inovação em turismo e propõe contribuir para a definição e caracterização teórica do que pode ser a inovação em destinos turísticos. O ensaio utiliza de pesquisa bibliográfica e documental sistemática para o cotejamento
entre conceitos, características e atributos de competitividade para destinos turísticos que reflitam os determinantes da economia da experiência, e os conceitos, características e atributos que identificam e caracterizam países e regiões com perfil inovador, ou capaz de fomentar inovações. O cotejamento resulta em uma tipologia conceitual que pode servir como base para orientar investigação aplicada às questões de inovação em turismo a partir da visão regional, ao tempo que pretende contribuir para a compreensão dos fatores determinantes para a competitividade de destinos turísticos, baseada nos imperativos da economia da experiência.