Gender and Entrepreneurship in Tourism: An Analysis of Tourism Graduates’ Entrepreneurial Profile

  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
  • Inês Carvalho Universidade de Aveiro
  • Sandra Caçador Universidade de Aveiro
  • Zélia Breda Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Empreendedorismo, género, diplomados em Turismo, Portugal, empreendedorismo por necessidade e oportunidade

Resumo

Este artigo pretende comparar o perfil empreendedor dos diplomados e diplomadas em Turismo em Portugal, em particular as suas motivações para criar o seu próprio negócio. Os conceitos de empreendedorismo por “necessidade” e “oportunidade” são utilizados. Há uma maior proporção de diplomados empreendedores do que de diplomadas empreendedoras. Para além disso, os homens revelam maior tendência para serem empreendedores por oportunidade do que as mulheres. Há ainda uma associação entre ser empreendedor por oportunidade e ser empregador, enquanto a proporção de empreendedores por necessidade é maior junto dos trabalhadores independentes. Há ainda uma relação positiva entre ser empreendedor por oportunidade e as habilitações. Apesar destas diferenças, a vontade de criar o próprio emprego/empresa é muito semelhante para os homens e mulheres inquiridos. Verifica-se, contudo, que a vida familiar e o facto de ter filhos afeta de forma significativa e diferenciada os desejos de homens e mulheres no que concerne a vontade de criar o seu próprio negócio.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Costa, C., Carvalho, I., Caçador, S., & Breda, Z. (2012). Gender and Entrepreneurship in Tourism: An Analysis of Tourism Graduates’ Entrepreneurial Profile. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 623-635. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12965
Secção
Competitividade, inovação e empreendedorismo