Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy

  • Rosana Mazaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jaimile Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Liz Cerqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
Palavras-chave: Destinos Turísticos, Competitividade, Estratégia Brasileira no Turismo

Resumo

O artigo tem como objetivo contribuir para o conhecimento e apropriação de temas relacionados à competitividade em turismo e da inovação como elemento estratégico para destinos turísticos. A partir dos fundamentos da denominada economia da experiência (Pine e Gilmore, 1999), são indicados os fatores determinantes do ambiente
competitivo atual e prospetivo para os setores econômicos em geral e explorados aqueles considerados de maior impacto sobre o turismo. Um olhar especial é lançado sobre as características da demanda turística e suas expectativas dentro deste novo contexto, fator que condiciona a composição da oferta turística e que encontra nos fundamentos da experiência a inovação o elemento chave no enfrentamento da competitividade entre destinos turísticos. A análise destas mudanças indica significativas oportunidades de geração de valor e de inovação em produtos, segmentos e setores turísticos. A identificação e classificação destes fatores são facilitadas pela comparação entre os modelos de competitividade para destinos turísticos propostos por diferentes autores. Com base nestes referenciais, se identifica e caracteriza a estratégia brasileira para enfrentamento da competitividade internacional em turismo, bem como os mecanismos de implementação indicados para regiões e destinos. Para tanto, são analisados os aspetos relativos a organização político-institucional de gestão do turismo no País, o Programa de Regionalização do Turismo, o Programa 65 Destinos Indutores, com foco nos estudos de competitividade e nas diretrizes para o planejamento e gestão do turismo nos destinos. Como ilustração, se analisa os
resultados do estudo aplicado ao destino turístico Pólo Costa das Dunas, litoral do nordeste brasileiro, cuja observação de sua dinâmica e avaliação de competitividade, permite inferir sobre a efetividade dessas políticas e estratégias para o turismo nos destinos brasileiros.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Mazaro, R., Cunha, J., & Cerqueira, L. (2012). Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 593-607. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12959
Secção
Competitividade, inovação e empreendedorismo