Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy
Resumo
O artigo tem como objetivo contribuir para o conhecimento e apropriação de temas relacionados à competitividade em turismo e da inovação como elemento estratégico para destinos turísticos. A partir dos fundamentos da denominada economia da experiência (Pine e Gilmore, 1999), são indicados os fatores determinantes do ambiente
competitivo atual e prospetivo para os setores econômicos em geral e explorados aqueles considerados de maior impacto sobre o turismo. Um olhar especial é lançado sobre as características da demanda turística e suas expectativas dentro deste novo contexto, fator que condiciona a composição da oferta turística e que encontra nos fundamentos da experiência a inovação o elemento chave no enfrentamento da competitividade entre destinos turísticos. A análise destas mudanças indica significativas oportunidades de geração de valor e de inovação em produtos, segmentos e setores turísticos. A identificação e classificação destes fatores são facilitadas pela comparação entre os modelos de competitividade para destinos turísticos propostos por diferentes autores. Com base nestes referenciais, se identifica e caracteriza a estratégia brasileira para enfrentamento da competitividade internacional em turismo, bem como os mecanismos de implementação indicados para regiões e destinos. Para tanto, são analisados os aspetos relativos a organização político-institucional de gestão do turismo no País, o Programa de Regionalização do Turismo, o Programa 65 Destinos Indutores, com foco nos estudos de competitividade e nas diretrizes para o planejamento e gestão do turismo nos destinos. Como ilustração, se analisa os
resultados do estudo aplicado ao destino turístico Pólo Costa das Dunas, litoral do nordeste brasileiro, cuja observação de sua dinâmica e avaliação de competitividade, permite inferir sobre a efetividade dessas políticas e estratégias para o turismo nos destinos brasileiros.