Processo Empreendedor em Turismo: Estudo de Casos Múltiplos em Empresas Hoteleiras em Sergipe, Brasil
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o processo empreendedor, adotando o modelo teórico de referência de Borges et al. (2005), que identifica os estágios e as atividades que ocorrem na criação de novos negócios. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais semi-estruturadas com quatro empreendedores de empresas hoteleiras de pequeno porte em Aracaju, recorrendo a um roteiro de entrevistas. O principal motivo para a criação do negócio foi aproveitar uma oportunidade percebida e, no estágio de preparação, constatou-se que, apesar do apoio gratuito oferecido pelo SEBRAE, os empresários iniciam seus empreendimentos sem realizar o plano de negócios ou pesquisa de mercado. No estágio de start-up, os empreendedores apontaram a morosidade e a burocracia como as maiores dificuldades para registro do negócio. No estágio de consolidação, observou-se que os hotéis ainda não atingiram o ponto de equilíbrio, mas as pousadas conseguiram obter lucro em quatro anos de funcionamento. Os empreendedores consideram que o negócio é compensador, no entanto, alguns destacam a baixa rentabilidade, o excesso de trabalho e a falta de incentivo do governo no apoio ao desenvolvimento das atividades turísticas do Estado.