Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju

  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana Barbosa de Carvalho Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: empreendedorismo, criação de negócios, turismo, agências de viagens

Resumo

O objetivo geral desse estudo foi analisar os fatores que influenciam a criação de novos empreendimentos no setor de turismo e, especificamente pretendeu: identificar o perfil do empreendedor no setor turístico em Aracaju, verificar as motivações dos empreendedores para criação de negócio no setor turístico, verificar se houve planejamento para a criação dos negócios, verificar se a experiência anterior do empreendedor influenciou nesse processo, verificar a influência da família, apontar as fontes de recursos utilizados para a abertura do negócio e examinar se houve apoio do setor público para a criação do negócio. Adotou-se a estratégia de pesquisa de estudo de casos múltiplos e foram analisados seis casos selecionados entre empresas turísticas localizadas em Aracaju, que foram criadas há pelo menos três anos e que os empreendedores estejam na gestão do negócio. Entre os resultados mais importantes verificou-se que vários fatores podem influenciar na criação de novos negócios do setor de turismo, mas entre eles merece destaque o alto nível de escolaridade dos empreendedores, o apoio da família e a experiência anterior na atividade. O que chama a atenção nos casos estudados é que, apesar de serem instruídos, os empreendedores não são preparados para a realização de planejamento ou para gerenciar os negócios o que demonstra fragilidade quando se atua em mercado cada vez mais competitivo. 

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Teixeira, R. M., & Carvalho, J. B. de. (2012). Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 563-575. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12955
Secção
Competitividade, inovação e empreendedorismo