Turismo comunitário no bairro da Penha: uma experiência de extensão

  • Adriana Brambilla Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Turismo, Comunidade, Participação, Desenvolvimento, Decisões, Extensão

Resumo

Objectivos | A partir do entendimento da necessidade da participação ativa da comunidade na atividade turística, foi desenvolvido, um projeto de extensão, através do PROBEX- Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Federal da Paraíba. O intuito deste projeto foi possibilitar que a comunidade local participasse junto com o Governo e a iniciativa privada, do processo decisório assegurando que o desenvolvimento turístico se processe de forma sustentável. A região nordeste do Brasil, conhecida pelo seu enorme potencial turístico, graças às suas belíssimas praias, paisagens deslumbrantes e um clima extremamente favorável ao turismo de sol e mar tem sofrido grandes impactos sócio-ambientais, devido à massificação do turismo. No caso do Estado da Paraíba, pertencente à região nordeste brasileira, o turismo ainda apresenta um ritmo de crescimento moderado, mas já demonstra alguns impactos causados pelo desordenamento turístico. A escolha do bairro da Penha, para a aplicação do projeto, se deu em função desta localidade litorânea, na cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, apresentar uma potencialidade turística, mas já com indícios de um turismo predatório e a inexistência de preparo da comunidade para receber o visitante. Sendo assim, o trabalho teve como objetivos: incentivar a avaliação crítica da comunidade sobre a atividade turística e seus efeitos positivos e negativos nas áreas receptoras, capacitar a comunidade do Bairro da Penha para ser agente atuante nas decisões que envolvam a atividade turística na localidade, qualificar os estudantes, moradores e comerciantes da comunidade para o atendimento aos turistas e possibilitar aos extensionistas, participantes deste projeto, a aplicação, na prática, dos conhecimentos obtidos em sala de aula.

Metodologia | Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas, observação participativa, observação direta, trabalhos em equipe, workshops, palestras e avaliação contínua. Para a consecução dos objetivos propostos foram realizadas as seguintes ações:visitas de reconhecimento com os participantes do projeto, atividades de leitura e debates, reuniões preliminares com a comunidade com o objetivo de informar a respeito sobre o trabalho a ser realizado; identificação das aspirações e expectativas da comunidade sobre a atividade turística e sobre a proposta de trabalho a ser desenvolvida; planejamento participativo das atividades; realização de palestras e wokshops pesquisa participativa, capacitação e treinamento da comunidade e avaliação contínua das experiências desenvolvidas. Considerando os objetivos propostos, decidiu-se adotar ações de sensibilização da comunidade, considerando que esta é uma das formas mais adequadas para conscientizar os moradores sobre o seu papel como ser atuante nas decisões de ordem pública e/ou privada que envolvam o turismo no bairro da Penha.

Principais resultados e contributos | Com o desenvolvimento do projeto durante o período de 2004 a 2009, pode- -se capacitar a comunidade para uma visão crítica do turismo, através do conhecimento sobre a atividade, seus efeitos multiplicadores,seus benefícios e seusimpactos negativos,conscientizando a população do bairro da Penha da necessidade de atuar diretamente não só nas decisões turísticas,mas em todas que envolvam o seu bem-estar. Como resultado também se tem a qualificação da comunidade do bairro para o atendimento aos visitantes e a participação dos extensionistas que puderam aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula na realidade. Entre as atividades desenvolvidas pode-se destacar: palestras, mini-cursos e workshops sobre marketing, turismo, qualidade, entre outros assuntos, teatros, oficinas de desenho, e fantoches, desenvolvidas na Escola Municipal Antonio Santos Coelho Neto, visando o endomarketing, de forma a mostrar aos estudantes,crianças e jovens, a importância de conhecerem a história do local onde vivem e estudam, a proteção ao meio-ambiente, a preservação da cultura, a auto-estima e o respeito à comunidade; a Rádio Escola, como instrumento para mobilizar os moradores para os debates e as discussões sobre o bairro, além de informações sobre saúde, cidadania e meio-ambiente e o evento sobre o Dia de Limpeza de Rios e Praias – uma parceria do projeto de extensão “Turismo Comunitário no bairro da Penha”, UFPB e a Coca-Cola – Refrescos Guararapes.

Limitações | Trabalhar com comunidade implica compreender todas as necessidades e desejos dos indivíduos e sub--grupos, uma vez que não se pode considerar a comunidade de forma homogênea apenas com interesses comuns. Além disso, vale ressaltar que com o término do projeto este ano (2009), existe a preocupação com a continuidade das atividades implantadas na localidade, o que se espera que aconteça, uma vez que durante o período de desenvolvimento do projeto, esta foi uma questão constantemente debatida e vista como uma preocupação da comunidade em assegurar esta continuidade.

Conclusões | Durante a implementação do projeto, pode-se constatar que, através dos instrumentos adotados foi possível sensibilizar a comunidade do Bairro da Penha para a importância do seu papel enquanto agente participativo das decisões que envolvem a localidade. Mais que isso, percebeu-se o despertar da população para a ação no alcance do bem coletivo e para a relação entre moradores e Universidade na busca do desenvolvimento sustentável.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Brambilla, A. (2010). Turismo comunitário no bairro da Penha: uma experiência de extensão. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(13/14), 1069-1070. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i13/14.12875
Secção
Desenvolvimento e Sustentabilidade