Perspectivas do cineturismo no Brasil: o caso da Roliúde Nordestina

  • Filipe Borborema Cunha Lima Universidade do Vale do Itajaí
  • Marisa Santos Sanson Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: Turismo, Cineturismo, Sociedade dos sonhos, Brasil, Roliúde nordestina

Resumo

Objectivos | Este trabalho visa entender o processo desencadeado na cidade brasileira de Cabaceiras no estado da Paraíba, e observar como a indústria cinematográfica passou a fomentar a atividade turística da região através do processo denominado cineturismo e bem como identificar as suas possibilidades para o restante do país.

Metodologia | Para tal aplicou-se um estudo qualitativo, com base numa revisão bibliográfica e análise de dados referentes aos resultados alcançados até o momento pelo Projeto Roliúde Nordestina fornecidos pela Prefeitura Municipal de Cabaceiras-PB através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com a equipe da Secretaria de Turismo do município. Tal material possibilitou dar continuidade as análises dos trabalhos desenvolvidos pelos autores em pesquisas anteriores como monografia de conclusão de graduação, artigos apresentados em congressos e publicados em revistas, sobre o tema.

Principais resultados e contributos | A “Roliúde Nordestina”, possibilitou a prospecção e recepção de produções audiovisuais, através da construção de um memorial que abriga todos os 22 filmes entre curta e longas metragens e artefatos usados nas filmagens rodados na cidade de Cabaceiras, promovendo a cidade como pólo cinematográfico através de incentivo ao audiovisual e dramaturgia, favorecendo o surgimento de novas profissões como a de figurantes, figurinistas, câmeras e guias de turismo, gerando renda e aumentando o número de empregos e dinamizando a atividade turística na região com o surgimento de restaurantes e a reabertura de uma pousada. O cineturismo em Cabaceiras, muito mais que uma ação de fomento turístico, visa promover a inclusão social através da participação da comunidade nos projetos culturais visando o desenvolvimento sustentável da cultura nordestina, além de consolidar a importância da utilização da imagem e dos demais meios de comunicação do mundo audiovisual como gerador de informação e como facilitador no processo educacional. Estas contribuições são resultado direto das entrevistas com os responsáveis pelo projeto e os gestores públicos, bem como no contato direto com a população e turistas durante visitas de campo realizadas desde o início de nossas pesquisas no local em 2006.

Limitações | Como descrito pelo ministério do Turismo no Brasil, ainda não há dados sobre esse segmento e poucos são os trabalhos científicos no Brasil relacionados ao tema.

Conclusões | O cineturismo encontra-se bem desenvolvido na cidade de Cabaceiras, em relação ao país, que agora começa a despertar o interesse de produções holliwoodianas. O investimento nesta segmentação do turismo pode tanto auxiliar na criação de novos destinos, como reinventar ou revitalizar destinos já consolidados. A experiência de aliar a sétima arte ao turismo mostrou que é possível desenvolver a cidade valorizando a cultura local e consequentemente a população, que descobriu, que pode ter outras atividades não sendo necessário abdicar de seus valores, bens imateriais e materiais, promovendo assim um desenvolvimento sustentável para a comunidade através do turismo e da arte, permitindo que a população se proficionalize e esteja preparada para novos desafios.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Lima, F. B. C., & Sanson, M. S. (2010). Perspectivas do cineturismo no Brasil: o caso da Roliúde Nordestina. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(13/14), 1043-1044. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i13/14.12777