A competitividade no destino de Foz de Iguaço – Brasil

  • Thays Cristina Domareski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sara Joana Gadotti dos Anjos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco António dos Anjos Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Competitividade de destinos, Turismo, Foz do Iguaçu, Brasil

Resumo

Objectivos | Para a maior parte dos países, o setor do turismo constitui a principal atividade de serviços, com importância crescente para o desenvolvimento sócio-econômico das regiões receptoras. O crescimento mundial do setor turístico criou uma maior competitividade entre os destinos, gerando criatividade e inovação nos serviços oferecidos para garantir a vantagem competitiva. Neste contexto, onde a emergência de novos produtos turísticos é uma constante, as preocupações voltam-se, para a competitividade dos destinos turísticos, procurando manter-se ou melhorar o posicionamento face aos concorrentes. O objetivo principal deste artigo é aprofundar a temática da competitividade de destinos turísticos. Posteriormente apresentar-se-á e caracterizar-se-á o destino internacional Foz do Iguaçu-Brasil neste contexto de excelência, eficiência e competitividade.

Metodologia | Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e exploratória e tem como método o estudo de caso, com base numa abordagem centrada nos estudos empíricos sobre competitividade dos destinos turísticos e sob a ótica dos determinantes infra-estrutura, demanda turística e atrativos.

Principais resultados e contributos | O macro resultado do estudo caracteriza Foz do Iguaçu - Brasil num destino internacional em crescente evolução quer no volume de eventos internacionais, entrada de estrangeiros e infra-estrutura. O destino em estudo possui peculiaridades distintas de outras localidades, em virtude de seus atrativos naturais e perfil dos turístas que vistam a localidade. Destaca-se ainda o acesso aéreo e a rede hoteleira instalada nacional e internacional.

Limitações | O presente estudo limitou a analise ao destino Foz do Iguaçu – Brasil, caracterizando-se em um estudo de caso único, não sendo possivel uma análise comparativa com outros destinos, sendo esta a principal limitação da investigação.

Conclusões | Pode-se aferir que o destino Foz do Iguaçu – Brasil se apresenta como uma estrutura em constante aperfeiçoamento visando a tão almejada vantagem competitiva. Destaca-se a infra-estrutura aérea,meios de hospedagem e eventos, bem como os demais serviços que compõe a estrutura do destino turístico. Contudo cabe salientar que a problemática da competitividade é um grande desafio, uma vez que a experiência turística devá ser superior aquela oferecida pelos demais destinos em potencial.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Domareski, T. C., Anjos, S. J. G. dos, & Anjos, F. A. dos. (2010). A competitividade no destino de Foz de Iguaço – Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(13/14), 985-986. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i13/14.12661