Os barracões de bumba-meu-boi: Lugares de memória e recursos para o desenvolvimento do turismo cultural em São Luís, Maranhão (Brasil)

  • Karoliny Diniz Carvalho Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Lugar de memória, Turismo cultural, Barracão de bumba-meu-boi, São Luís - Maranhão

Resumo

Na contemporaneidade a atividade turística fundamenta-se na busca por uma maior aproximação entre os visitantes e os lugares, que possuem um significado emocional e espiritual para uma determinada comunidade, sendo considerados representativos da memória e da identidade locais. O objetivo consiste em propiciar situações de lazer, aprendizado e intercâmbio sócio-cultural. O presente artigo propõe alguns apontamentos sobre a relação entre turismo cultural e lugar de memória, tomando como foco de análise os barracões de bumba-meu-boi na cidade de São Luís, Maranhão. Para a construção da base teórica do estudo foram utilizadas noções de patrimônio cultural, memória e identidade. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo no intuito de refletir sobre as possibilidades e desafios na transformação dos barracões de bumba-meu-boi em locais de visitação turística. Constatou-se que os barracões, como suporte para a expressão do bumba-meu-boi, podem contribuir para o enriquecimento da relação entre turistas e patrimônio, mediante o planejamento equilibrado da oferta cultural, baseando-se nos pressupostos da sustentabilidade.

 

Publicado
2013-01-01
Como Citar
Carvalho, K. D. (2013). Os barracões de bumba-meu-boi: Lugares de memória e recursos para o desenvolvimento do turismo cultural em São Luís, Maranhão (Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, (19), 111-133. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i19.12541
Secção
Artigos