Novas motivações dos turistas: Uma oportunidade para o território rural. Análise da “Rede das Aldeias do Xisto” no Centro de Portugal

  • Fidel Martinez-Roget Universidade de Santiago de Compostela
  • José Alberto Tavares Moutela Universidade de Santiago de Compostela
Palavras-chave: TER, slow tourism, motivação, satisfação, lealdade

Resumo

O ritmo frenético com que se confrontam os cidadãos dos grandes centros urbanos, motivado pelo atual enredo de sociedade, impele os mesmos a que durante o tempo livre procurem nas suas viagens ambientes relaxantes e tranquilos, ambientes esses, nos quais evadem-se das preocupações e impaciências diárias, praticando o que se de denominou por slow tourism. Os territórios rurais, enfrentando sérias dificuldades económicas, demográficas e sociais, podem beneficiar da oportunidade, mediante uma oferta turística que incorpore os recursos locais, de uma forma ordenada e sustentável, para satisfazer esta crescente procura.
O caso da “Rede das Aldeias do Xisto”, localizada na região Centro de Portugal, é um exemplo desta convergência entre as novas necessidades da procura turística e do território, com o desenvolvimento de um projeto inovador de Turismo em Espaço Rural (TER). Neste trabalho, apresenta-se os principais resultados de uma investigação na qual se analisa o grau de conhecimento que os residentes portugueses têm desta rede de aldeias, as suas motivações, a satisfação obtida com a viagem e as suas implicações na lealdade.

 

Publicado
2013-01-01
Como Citar
Martinez-Roget, F., & Moutela, J. A. T. (2013). Novas motivações dos turistas: Uma oportunidade para o território rural. Análise da “Rede das Aldeias do Xisto” no Centro de Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, (19), 99-110. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i19.12539
Secção
Artigos